O que é cirurgia refrativa, afinal?

Você sabia que alguns problemas de visão podem ser corrigidos através de procedimento cirúrgico? Essa opção de tratamento é cada vez mais comum entre os pacientes. Por isso vamos explicar o que é cirurgia refrativa.

Confira abaixo o que é e quando esse procedimento é recomendado.

Índice

O que é cirurgia refrativa e para quem é indicada?

Antes de explicar o que é cirurgia refrativa é importante saber o que é a refração do olho. Esse fenômeno ocorre quando a luz entra pelos nossos olhos e sofre uma mudança do meio. Ou seja, sai da atmosfera e entra no interior dos olhos.

Sendo assim, o estudo da refração é realizado para verificar se os olhos conseguem focar da maneira adequada, formando imagens nítidas.

Quando o olho não consegue formar uma imagem com nitidez ocorrem os chamados vícios de refração. Dentre os mais conhecidos podemos citar a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Embora os pacientes possam optar pelas lentes corretoras, a cirurgia refrativa também é indicada para corrigir erros de refração. Por isso, vamos explicar o que é cirurgia refrativa e como ela é realizada.

Como é realizado o procedimento?

Para começar, é importante saber que o procedimento é realizado com um laser específico que age no globo ocular. Normalmente, o laser conta com a luz ultravioleta para a manipulação da córnea e uma remodelagem da refração.

É essa modificação da curvatura da córnea que permite a correção desses erros, garantindo resultados desejados. As duas principais técnicas são PRK e LASIK.

O PRK é um procedimento que consiste na remoção do epitélio da córnea, ou seja, da estrutura mais superficial. Em seguida, é aplicado o laser para correção da visão.

Já no método LASIK é realizada uma delaminação da córnea, para que o laser seja aplicado em seu interior.

Em alguns casos a córnea não oferece condições para a cirurgia refrativa, sendo o implante de lentes intraoculares o procedimento mais indicado.

O tempo de duração da cirurgia é curto, mas pode variar de acordo com a técnica utilizada. Já a anestesia é aplicada por meio de colírios.

A cirurgia não costuma ser dolorosa, mas o paciente pode sentir um leve desconforto após o procedimento. No entanto, a recuperação é simples, e o paciente poderá retornar algumas atividades em dois ou três dias.

Após o procedimento, os olhos podem ficar um pouco sensíveis à luz, causando desconforto. Por isso, o uso de óculos escuros é uma alternativa para minimizar os sintomas.

Quem pode realizar o procedimento?

Agora que você já sabe o que é cirurgia refrativa é importante saber quando a realização do procedimento é recomendada. Afinal, existem algumas condições para que o paciente realize a cirurgia a laser.

Para começar, o indivíduo dever ter mais de 18 anos e o grau dos óculos ou lentes de contato devem ser estáveis. Além disso, o paciente não pode apresentar doença ocular ou sistêmica que contraindique o procedimento.

Em caso de gestação ou amamentação, o procedimento deve ser adiado.

Entendeu o que é cirurgia refrativa? Para saber mais sobre o seu caso consulte um especialista, já que só ele poderá indicar o tratamento mais adequado.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo