O que é glaucoma avançado?

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico, que causa a perda de campo visual. No caso do glaucoma avançado, é preciso adotar cuidados constantes para evitar a perda total da visão.

A seguir, vamos explicar o que é essa condição e quais são os tratamentos indicados. Boa leitura!

Índice

Entenda o que é glaucoma avançado e os principais tratamentos

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), estima-se que 1 milhão de pessoas no Brasil tenham a doença. Embora seja mais comum em adultos maiores de 40 anos e idosos, o glaucoma também pode acometer crianças e jovens.

De modo geral, o glaucoma é uma doença que pode levar à perda de visão. Na maioria dos casos, o prejuízo é gradual, mas pode causar cegueira permanente, caso não seja diagnosticada a tempo.

No entanto, a enfermidade progride de forma silenciosa, o que significa que pode se desenvolver em meses ou anos sem apresentar sintomas.

No caso do glaucoma avançado, a doença já está causando mudanças na forma como enxerga. Isso porque, embora a visão central esteja preservada, a periférica vai se perdendo.

No início, a doença não apresenta sintomas significativos. Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  • Perda gradual da visão lateral
  • Dor forte e súbita em um dos olhos
  • Visão embaçada
  • Olhos vermelhos e inchados
  • Náuseas e vômitos
  • Dores na testa
  • Lacrimação
  • Sensibilidade à luz

Como é feito o diagnóstico?

O glaucoma não é uma enfermidade de fácil diagnóstico. Por isso, ao visitar um especialista, ele pedirá ao paciente diversos exames para concluir a presença da doença.

Para isso, são realizados exames de fundo de olho, além de exames mais detalhados, como o de acuidade visual, avaliação do nervo óptico, exame com lâmpada de fenda, entre outros.

Também pode ser necessário avaliar imagens do nervo óptico, resposta do reflexo da pupila e tonometria para medir a pressão ocular.

A partir desses exames o médico oftalmologista poderá determinar o tratamento de glaucoma avançado.

Como é o tratamento do glaucoma?

Embora não tenha cura, é possível regredir a pressão intraocular para reduzir o avanço do glaucoma.

Já no caso do glaucoma avançado, o tratamento geralmente inclui o uso contínuo de colírios. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de pílulas para a alta pressão ocular.

Outra opção é a cirurgia a laser, indicada para desobstruir o canal de humor aquoso, por onde passa o líquido ocular. Isso porque o líquido tem a função de regular a pressão dos olhos.

Além disso, um novo plano de exercícios deve ser traçado a partir do diagnóstico do glaucoma. Também será recomendada a adoção de uma alimentação saudável e rica em nutrientes para manter a saúde em dia e evitar a progressão da doença.

Como não há métodos de prevenção para o glaucoma, a melhor maneira de evitar maiores danos à visão é manter a rotina de exames com um médico oftalmologista. Por isso, lembre-se de agendar consultas periódicas.

Quer saber mais sobre o diagnóstico e tratamento do glaucoma avançado? Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo