Onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí

A catarata é a doença ocular que afeta o cristalino, o que pode prejudicar a visão e até causar cegueira. Por isso, hoje vamos explicar o que é e onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí. Confira!

Índice

Saiba o que é, quando e onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí

A catarata é uma condição que faz com que o cristalino, lente natural dos olhos, fique opaco. Essa estrutura é a responsável pela formação da imagem e, consequentemente, por nos fazer enxergar. Por isso, em casos mais graves, pode causar cegueira.

Geralmente, a condição é causada pelo envelhecimento natural do corpo, porém pode ser consequência do diabetes, infecções, traumatismos e nutrição pobre em vitaminas.

Essa condição tem uma evolução lenta e gradual até que a visão seja danificada de forma permanente. Além disso, o único tratamento disponível para a catarata é a cirurgia. Por isso, é importante saber onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí.

Durante o procedimento, o cristalino é removido e substituído por uma lente, o que permite restaurar a visão. A seguir vamos explicar as duas principais técnicas utilizadas para cirurgia de catarata.

Facoemulsificação (FACO)

Esse procedimento permite a extração da catarata através do uso de ultrassons de alta precisão para emulsificar o núcleo e facilitar a extração da catarata.

No entanto, é preciso aplicar anestesia local, por meio da utilização de colírios analgésicos para que a pessoa não sinta dor durante a cirurgia. Após a remoção do cristalino, é inserida uma lente intraocular transparente dobrável.

Esse tipo de cirurgia de catarata oferece enormes benefícios, principalmente por não ter necessidade de pontos. Dessa forma, a recuperação da visão é mais rápida, podendo levar de 1 dia a uma semana.

Extração extracapsular do cristalino (EECP)

Embora seja menos utilizada, a EECP consiste na remoção de todo o cristalino de forma manual. Após a remoção da mancha, é introduzida uma lente intraocular transparente rígida ou dobrável.

Geralmente, a técnica exige alguns pontos na região da córnea para garantir o fechamento da incisão. Dessa forma, a recuperação é mais demorada, podendo levar de 1 a 3 meses.

Embora a FACO seja mais recomendada, a técnica deve ser definida junto a um especialista. Por isso, é de extrema importância contar com profissionais de segurança e saber onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí.

Recuperação na cirurgia de catarata

Como falamos anteriormente, a recuperação da cirurgia de catarata por facoemulsificação é muito rápida. Isso porque o uso de aparelhos tecnológicos mais recentes reduz o calor e a vibração na ferida da córnea.

Consequentemente, diminui a possibilidade de rutura capsular, permitindo uma melhor e mais rápida recuperação após a cirurgia.

Após o procedimento, a visão pode ser recuperada em um ou dois dias. Além disso, o tempo de recuperação é muito reduzido e, em alguns casos, o paciente pode voltar às atividades em poucos dias.

Durante a recuperação, o paciente pode apresentar sensibilidade à luz, além de um leve incômodo. Por isso, na primeira semana, o oftalmologista pode prescrever colírios e, em alguns casos, antibióticos.

Aliás, fazer o uso dos medicamentos nos horários indicados pelo médico é de extrema importância.

Agora que você já sabe como funciona o procedimento, é hora de saber onde fazer cirurgia de catarata em Jundiaí. Em nossa clínica, você encontra profissionais experientes e uma estrutura de qualidade para realizar o procedimento com conforto e segurança. Entre em contato e saiba mais!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo