Prótese Ocular: como funciona

A prótese ocular é um procedimento indicado para pacientes que tiveram o globo ocular desfigurado por lesões ou doenças. Por isso, hoje vamos explicar melhor o que é a prótese ocular: como funciona e como é recomendada.

A seguir, você verá como a técnica garante ótimos benefícios às pessoas, principalmente estético. Boa leitura!

Índice

O que é prótese ocular: como funciona e como é feito o procedimento?

Popularmente chamada de “olho de vidro” ou “olho biônico”, a prótese ocular é feita de diferentes materiais. As peças são feitas seguindo um modelo preexistente ou de acordo com o modelo dos olhos do paciente.

Aliás, para que cumpra a sua função corretamente, é preciso seguir as medidas do paciente como forma, volume, cor e dimensão do olho.

Geralmente, o material é escolhido pelo paciente. Porém, o médico pode fazer a melhor recomendação, principalmente em casos de alergia. Os dois materiais mais utilizados são:

  • Resina acrílica: muito usado devido a fácil adaptação à estrutura ocular e por ser mais confortável.
  • Porcelana: embora seja muito usado, esse material é menos resistente e apresenta limitações, como poucas cores disponíveis.

Além de ajudar na autoestima, a prótese também auxilia na reabilitação do paciente que perdeu o globo ocular. O procedimento também evita que os músculos da pálpebra atrofiem.

Prótese Ocular

Agora, entenda na prática a prótese ocular: como funciona e como é colocada?

Para fazer a colocação da prótese é realizado um procedimento chamado de evisceração. Dessa forma, apenas o globo ocular é removido, preservando os músculos responsáveis pelos movimentos.

Em seguida, é colocada uma lente de acrílico sobre a conjuntiva, o que possibilita a moldagem da área operada até que o paciente se adapte a prótese.

Após o implante, a prótese é capaz de repor a forma e o volume do olho que foi removido. Como os músculos são conservados, é possível que o paciente consiga manter algum tipo de movimento no olho.

Por essa razão, a prótese ocular proporciona um conforto estético maior ao paciente, através da melhora da aparência pós-operatória.

Quando é recomendado usar uma prótese ocular?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a prótese ocular não traz a visão de volta. No entanto, é capaz de elevar a autoestima dos pacientes.

Por isso, o procedimento é recomendado para indivíduos que perderam os olhos em acidentes ou devido a doenças, como:

  • Tumores
  • Glaucoma
  • Infecções oculares como perfuração ocular
  • Trauma ocular
  • Olhos dolorosos crônicos

Como cuidar da sua prótese?

Agora que você já sabe como funciona a prótese ocular, veja quais são os cuidados necessários após o procedimento.

  • Evite remover a prótese com frequência, apenas caso o médico o aconselhe a tirar.
  • Utilize os colírios indicados pelo médico sobre a sua prótese acrílica e enxague os detritos da prótese quando necessário.
  • Remova a parte acrílica uma vez por mês e lave com água e sabão neutro. Seque bem antes de colocar novamente.
  • Faça a mudança da prótese sempre que recomendado pelo médico.

Além desses cuidados, o médico pode fazer outras recomendações para garantir a manutenção da prótese ocular.

Entendeu melhor o que é a prótese ocular: como funciona e quando é recomendado? Para saber mais sobre a prótese ocular e outros cuidados com a saúde dos olhos, entre em contato com a nossa equipe.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo