Quanto tempo demora a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento muito recomendado para corrigir o problema de visão. Mas, afinal, quanto tempo demora a cirurgia de catarata?

Para tirar todas as suas dúvidas, reunimos aqui as principais informações sobre a cirurgia. Confira!

Índice

Confira como é feita e quanto tempo demora a cirurgia de catarata

A catarata nada mais é do que uma mancha que surge no cristalino. O tipo mais comum é conhecido como senil, que surge devido ao envelhecimento natural. Porém, existem outros tipos, como a congênita e a traumática, por exemplo.

A boa notícia é que a cirurgia de catarata pode reverter o quadro e oferecer mais qualidade de vida ao paciente. Abaixo vamos explicar melhor como é realizado e quanto tempo demora a cirurgia de catarata.

Hoje em dia, a técnica mais comum é conhecida como facoemulsificação. Esse procedimento permite extrair, ou aspirar, da catarata. Para isso são utilizados ultrassons para emulsificar o núcleo e facilitar a extração.

A cirurgia é realizada sem abertura da córnea, transformando a operação em um processo refrativo.

Após remover todo o córtex e o núcleo do cristalino é feita o implante de uma lente intraocular. Essa lente é calculada nos exames pré-operatórios e, em alguns casos, pode até substituir os óculos para longe.

Porém, se forem utilizadas lentes intraoculares bifocais ou trifocais, o paciente poderá se tornar independente de óculos para todas as distâncias.

Essa técnica apresenta alta precisão e previsibilidade, tornando essa intervenção cirúrgica bastante segura.

Mas, afinal, quanto tempo demora a cirurgia de catarata? Esse procedimento pode durar até 20 minutos, e a anestesia é aplicada com colírios tópicos. Dessa forma, o paciente pode receber alta após 30 minutos da cirurgia.

Outra vantagem desse procedimento é que ele é considerado bastante seguro. Porém, após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar visão embaçada, infecção, perda vítrea e, em casos mais raros, a perda da visão.

Por isso, é fundamental procurar um médico de confiança para tirar todas as dúvidas e se preparar para o procedimento.

Cuidados no pós-operatório

De modo geral, a cirurgia de catarata tem um pós-operatório isento de complicações. Mas, para isso, é preciso colocar em prática todos os cuidados indicados pelo oftalmologista.

Para começar, é de extrema importância utilizar corretamente o colírio, conforme indicado pelo médico. Assim, é possível evitar infecções ou inflamações.

O paciente também deverá fazer repouso nas primeiras 12 horas após a cirurgia, afinal, é preciso evitar esforços físicos.

Durante o pós-operatório, o paciente deve manter uma alimentação mais leve e saudável. Além disso, não é permitido fumar ou ingerir bebidas alcoólicas até que o olha esteja cicatrizado.

A cirurgia por facoemulsificação permite uma recuperação quase imediata. Normalmente, a visão do paciente poderá ser recuperada em até 48 horas. Por isso, no dia seguinte, as tarefas mais simples poderão ser retomadas.

Entretanto, é importante respeitar o próprio ritmo para garantir uma boa recuperação. Além disso, caso apareça algum sintoma, entre em contato com seu médico o quanto antes.

Entendeu como é realizada e quanto tempo demora a cirurgia de catarata?

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo