Quanto tempo leva a recuperação da cirurgia de catarata?

Embora seja um procedimento bastante comum, a cirurgia de catarata ainda causa muitas dúvidas entre os pacientes. Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a recuperação da cirurgia de catarata.

Índice

Como é feito e quanto tempo leva a recuperação da cirurgia de catarata?

É considerado catarata qualquer mancha que surge no cristalino. O tipo mais comum é chamado de senil, que é consequência do envelhecimento natural. Porém, outras causas podem acontecer devido acidentes na cabeça ou pancadas fortes nos olhos.

A cirurgia de catarata é um procedimento no qual é retirado o cristalino. Em seguida, é inserida uma lente sintética transparente para restaurar a visão.

O procedimento pode ser feito através de duas técnicas cirúrgicas. A primeira é conhecida como facoemulsificação (FACO). Já a segunda é chamada de extração extracapsular do cristalino, ou EECP.

Na primeira técnica é usada a anestesia local, por meio de colírios anestésicos para que a pessoa não sinta dor. Durante o procedimento, o cristalino machado é aspirado e removido.

Em seguida é substituído por uma lente intraocular transparente, e não há a necessidade de pontos. Por essa razão, a recuperação da cirurgia de catarata é imediata.

Na EECP, a remoção do cristalino é feita de forma manual. Depois, é inserida uma lente intraocular transparente rígida ou dobrável.

Embora seja menos utilizada, essa técnica também garante bons resultados. Porém, geralmente há a necessidade de dar pontos na córnea para o fechamento da incisão. Portanto, a recuperação da cirurgia de catarata, nesse caso, é mais demorada.

O tempo de duração do procedimento pode variar de 20 minutos a 2 horas, dependendo da técnica utilizada. No caso da FACO, a recuperação pode durar em torno de um dia a uma semana. Mas, no caso da EECP, a recuperação pode levar de 1 a 3 meses.

Como é a recuperação do procedimento?

Durante a recuperação da cirurgia de catarata, o paciente poderá sentir sensibilidade à luz nos primeiros dias. Além disso, também pode haver um leve incômodo, como se tivesse um cisco no olho. Porém, os sintomas devem desaparecer em poucos dias.

Na primeira semana, o médico pode prescrever colírios e, em alguns casos, antibióticos. Aliás, é de extrema importância que o paciente faça o uso desses medicamentos nos horários corretos, além de evitar o consumo de álcool neste período.

Além disso, outros cuidados podem ser necessários, como:

  • Repousar durante o primeiro dia após o procedimento;
  • Proteger os olhos para dormir na primeira semana, usando o protetor acrílico;
  • Evitar banho de mar, piscina, rio ou lago por 30 dias;
  • Evitar o uso de telas de celular ou computador por muito tempo durante o primeiro dia;
  • Evitar esportes e levantamento de peso nas primeiras duas semanas;
  • Utilizar óculos de sol sempre que sair de casa durante os primeiros dias.

Embora o procedimento seja bastante comum, a cirurgia pode apresentar riscos. Os principais são infecção e inflamação, mas com o diagnóstico precoce há grandes chances de recuperação. Por isso, é de extrema importância seguir todas as orientações médicas.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou!

Rolar para o topo